Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Paragraph 175 (2000) - [PEDIDO]




Documentário / História / Drama - 81 minutos
Produção: Alemanha / França
Direção: Rob Epstein, Jeffrey Friedman
Elenco: Rupert Everett, Klaus Müller, Karl Gorath , Pierre Seel, Heinz F., Annette Eick, Albrecht, Becker, Gad Beck, Heinz Dörmer

Sinopse:
Os homossexuais foram um dos grupos menos conhecidos de entre os que foram alvo de perseguição pelos Nazis, e um dos últimos a revelar as suas histórias. Ao mesmo tempo intimista nos seus retratos e arrebatador nos seus relatos, “Pink Triangle” apresenta homossexuais masculinos idosos que descrevem vivamente as suas experiências durante a época Nazi - e revelam as consequências a longo prazo deste capítulo oculto da História.
Heinz F. conta o seu cerco e prisão pela Gestapo, os oito anos passados em campos de concentração e a dor de ter mantido em segredo até aos dias de hoje o seu passado “vergonhoso”.
Pierre Seel é um francês preso aquando da anexação da Alsácia pelos Nazis. Ele foi condenado a um campo de trabalho onde testemunhou o assassínio brutal do seu namorado.
Heinz Doermer era um líder do Movimento da Juventude Alemã, inclusivamente durante o período em que os Nazis forçaram a incorporação de todos estes grupos na Juventude Hitleriana. Foi condenado a uma série de penas de prisão e campos de concentração ao abrigo do Parágrafo 175.
Gad Beck, simultaneamente gay e judeu, relembra as suas aventuras amorosas enquanto líder dum grupo de resistência secreta em Berlim durante a Guerra.
Albrecht Becker, fotógrafo e leal cidadão alemão, foi preso por homossexualidade ao abrigo do Parágrafo 175. Ao ser libertado, juntou-se voluntariamente ao Exército Alemão.
Estes são seres humanos excepcionais - por vezes amargos, mas ao mesmo tempo cheios de ironia e humor; atormentados pelas suas memórias, mas com uma grande vontade de viver. Os seus comoventes testemunhos, entrelaçados com imagens evocativas de álbuns pessoais, documentos históricos inéditos e material original criado para este filme, contam uma história épica. A perseguição Nazi aos homossexuais é uma das últimas histórias não contadas do Terceiro Reich; “Pink Triangle” preenche uma lacuna essencial no registo histórico.

O documentário tem também um pequeno testemunho de Annete Eick, uma lésbica que fugiu para a Inglaterra, evitando assim a prisão, apesar do homossexualismo feminino não ser considerado um crime igual ao homossexualismo masculino pelos nazis.

Link para baixar:

http://www.megaupload.com/?d=TCJHO7GX

2 comentários: